quarta-feira, 19 de agosto de 2009

EDUCAÇÃO: VESTIR SOZINHO

A possibilidade de vestir sozinho é uma etapa fundamental para a autonomia da criança. Esta competência pode e deve ser trabalhada pelos pais assim que a criança revela indícios de ser capaz de a desenvolver. Os pais podem incentivar a evolução desta ferramenta de auto-ajuda, que por sua vez, muito provavelmente, levará ao aumento da auto-estima e de competências motoras, entre outras áreas importantes do desenvolvimento.

Crianças com um desenvolvimento normativo tendem a aprender a vestirem-se sozinhas de forma natural, enquanto crianças com dificuldades de aprendizagem ou perturbações do desenvolvimento requerem uma orientação mais estruturada e dirigida, bem como maior prática possível. Em baixo encontram-se algumas sugestões que poderão ajudar a facilitar a aprendizagem desta competência.

Antes de iniciar esta actividade, os pais devem escolher um momento exclusive do dia para dedicar a este treino, que permita disponibilidade tanto dos pais como da criança a repetir a actividade durante um período de tempo razoável.

Facilite a selecção das peças de roupa a vestir, colocando-as por ordem sequencial (ordem de vestir): É recomendável colocar as peças de roupa umas sobre as outras ou sobre a cama, sempre pela ordem em que é esperada que a criança as vista. Por exemplo, colocar a roupa interior por cima e as calças em último lugar, facilitando a ordem pela qual o seu filho/ sua filha as vai tirando para vestir.

Adapte o ambiente de acordo com as necessidades: Faça as alterações necessárias de forma a facilitar o sucesso do seu filho/ sua filha nesta actividade. Por exemplo, se o seu filho/ a sua filha tem dificuldade em se vestir enquanto está de pé, providencie um banco ou uma cadeira para que ele/ela possam utilizar durante o processo, sempre que sentir essa necessidade.

Planeie uma peça de roupa de cada vez: Escolha uma peça de roupa como objectivo a ser trabalhado de cada vez. Para cada objectivo estipulado, providencie a assistência adequada (p. ex. ajuda física, ajuda de modelo, ajuda de apontar, etc.) que deverá ir retirando de forma gradual e consistente, de acordo com o aumento de perícia do seu filho/ sua filha.

Generalize a competência adquirida: Pratique esta actividade em vários contextos (p. ex. quarto, casa de banho, etc.), com diferentes pessoas, com diferentes peças de roupa, etc.

Reinforce: Assegure-se de que encoraja e reforça o seu filho/ a sua filha por cada tentativa bem sucedida, para que ele/ ela tendem a experimentar novamente.

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