terça-feira, 21 de abril de 2009

EDUCAÇÃO: PRÉMIO E CASTIGO?

Prémio e castigo
A educação é de uma importância transcendental e de grande responsabilidade para os pais. Há no mundo muitos homens que se lamentam de desgraças devidas a faltas e descuidos dos seus pais.
Em educação, como em tudo na vida, recolhe-se aquilo se semeou. É necessário inculcar nas crianças - gradualmente, à medida que elas vão sendo capazes de assimilar - a limpeza, a ordem, a obediência, o sacrifício, a lealdade, o espírito de serviço, a honradez, o saber renunciar, etc. etc.

E habituá-los a portarem-se bem em todos os lugares, a praticarem o bem embora seja penoso, a fugirem do mal ainda que seja sedutor, (...) espontaneamente e por iniciativa própria, mesmo que ninguém vigie nem castigue.

Quando forem mais velhos, será muito difícil que adquiram virtudes que não foram semeadas neles quando eram pequenos. As crianças, para seu bom desenvolvimento, precisam de carícias desde a primeira hora.

Fizeram-se estudos e verificou-se que crianças atendidas perfeitamente nas suas necessidades vitais, em centros especializados, mas com falta de carinho, mostraram anormalidades características.

http://www.educação.aaldeia.net/

Sem comentários: