terça-feira, 7 de abril de 2009

A FORMAÇÃO NO FUTSAL

A formação compreende toda a vida. Em nenhuma etapa da vida possuímos um conhecimento absoluto de algo. Ao longo do desenvolvimento ontogénico, são adicionados ou subtraídos ao nosso substrato cerebral: ideias, conhecimentos, pensamentos,...A criança ao longo do processo de formação vai colmatando com informação e conhecimentos, espaços em vazio, ou alterando a sua forma, organização e expressão.

Em fases iniciais de formação, o treino deve acentuar-se de contornos que possibilitem à criança, preencher os défices emocionais, tácticos, técnicos, físicos, psicológicos, ..., que apresentam.O treino nos Jogos Desportivos Colectivos de crianças e jovens foram, durante largo tempo, uma réplica ou uma adaptação mais ou menos estreita dos conhecimentos e formas de organização do desporto de alto rendimento.

Os métodos e conteúdos tradicionais baseados na experiência, não suprem as necessidades para o sucesso na formação e treino de atletas. Apesar de esta situação ter vindo a ser superada, prevalecem dificuldades que resultam, antes de mais, da falta de referências de enquadramento mais sólidas.A um outro nível, a investigação desta realidade confronta-se com dificuldades resultantes da complexidade das questões a tratar. Os sujeitos em questão encontram-se em fases muito dinâmicas do seu processo maturacional e de formação da personalidade.

A necessidade de qualificação da prática durante os anos de formação desportiva favorece o jovem bem como a expressão da modalidade. A formação de jovens atletas, actualmente é vista de forma diferente. Qualquer modalidade desportiva é alicerçada na formação que se realiza em idades mais baixas.


A problemática do desenvolvimento da criança enquanto ser vivo no qual interage activamente ao longo de todo o processo, tem sido alvo de constantes preocupações e reflexões aquando da operacionalização do treino.A cada vez maior aposta na formação de jovens atletas é fundamental para a evolução do desporto em geral e do Futsal em particular. Não é uma tarefa que caiba apenas aos grandes clubes, mas a todos, porque esse é o segredo da evolução da modalidade.

Cada vez mais, interessa apostar na formação, para que a qualidade venha a tornar-se exemplar. A qualidade futura, reclama a qualidade do treino presente tendo em vista o desenvolvimento do Futsal. Os jovens jogadores de hoje, serão os atletas de elite do amanhã pelo que importa conhecer as exigências com que se depararão num futuro próximo.


Ao treinador compete largar o momento presente e pensar no futuro, para que assim todo o seu trabalho não tenha sido em vão. Pouco acrescenta um jogador, que tenha estagnado numa filosofia de jogo antiquada, sem capacidade de se adaptar às novas exigências. Para tal, o treino deve ser em função do jovem e da modalidade praticada e nunca do treinador, que se vangloria com sucessos insignificantes.
Autor:Prof. André Teixeira

Sem comentários: