A gestão eficaz de um treino de futsal consiste na capacidade do treinador conseguir:
- Índices elevados de envolvimento dos alunos nos treinos
- Um número reduzido de comportamentos perturbadores por parte dos aluno
- Um uso (aproveitamento) eficaz do tempo do treino.
De uma forma geral, o treinador necessita de gerir os seguintes aspectos:
- O clima emocional das situações de apredizagem
- O comportamento dos alunos
- As situações de aprendizagem
Ao contrário do que se passa eventualmente pensar, um controlo rígoroso por parte do treinador relativo ao comportamento dos alunos, está associado a elevados níveis de aprendizagem, e a uma atitude favorável face às aulas. Este controlo pode ser realizado sem recorrer à coacção ou a estratégia punitivas. O treinador eficaz, é antes de tudo, um gestor eficaz. Deve ter a capacidade de distinguir entre estratégias de prevenção e de remedição. As primeiras são de importância fundamental, se bem que se devam dominar ambas.
3 – FINALIDADES DA GESTÃO DO TREINO
· Garantir que os alunos entrem rapidamente no pavilhão
· Começar o treino “a tempo e horas”
· Garantir que os alunos estejam atentos às instruções e demonstrações
· Garantir que os alunos se organizam e transitam rapidamente
· Envolver os alunos nas situações de aprendizagem
· Garantir a segurança dos alunos e o seu bom comportamento
- Organização de uma situação de aprendizagem
- Deslocamentos dos alunos de um lugar para o outro, ou de uma actividade para outra
- Indicações acerca do euipamento ou material
- Correcções ou reacções a comportamentos de desvio dos alunos.
- Começar a aula à hora pré-determinada, e informação rápida sobre a primeira actividade reduzindo ao máximo episódios perturbadores (definição do local de reunião, treino de rotinas de aquecimento, etc)
- Usar um processo rápido de registar presenças, evitando a tradicional e aborrecida “chamada”
- Definir regras de comportamento
- Combinar e utilizar regras e sinais para actividades específicas de organização:
- Distribuir e utilizar material portátil
- Preparar e arrumar material mais pesado
- Entrar e sair do treino
- Participar nas actividades
- Esperar a sua vez para realizar a tarefa
- Formar grupos
- Transitar de situação ou actividades
- Chamar atenção da equipa
- Reunir o grupo
- Regras de utilização dos materiais, expressando-as pela positiva, por exemplo, “os pinos transportam-se na mão sem arrastar”, as bolas perdidas vão para o canto “dos perdidos e achados”, etc.
- Quando estão em situações de atenção, os “alunos devem ter o pé em cima da bola”, de facto se pretende que o treinador intervenha de forma rápida e de forma a ser ouvido por todos, deve haver um sinal combinado para que os alunos interrompam de imediato as actividades e o oiçam.Para solicitar atenção dos alunos, o treinador pode utilizar sinais visuais (mão aberta ou fechada), em vez de sinais sonoros (como as palmas). A utilização de sinais visuais tem algumas vantagens:
- Não é necessário mais barulho, adicional ao já existente no treino
- Os alunos não se podem “alhear” da presença do treinador e do desenrolar da actividade. A todos o momento o treinador pode levantar o braço, sinal ao qual os alunos devem responder parando imediatamente e aguardando o que o treinador lhe irá dizer, ou efectuar sinal de reunião (mão fechada) para que se agrupem junto dele.
- Usar elevados indices de feedback e interacções positivas
- Os comportamentos de gestão por parte dos alunos para serem aprendidos rapidamente, necessitam de feedbacks com elogio (para os alunos mais novos funcionam os FB quantitativos com elogio “ só demoraram 22 segundos a arrumar o material, muito bem!”, para a alunos mais velhos é melhor explicar o objectivo de adquirirem bons hábitos de gestão (mais tempo de prática e de jogo) e ocasionalmente dar FB quantitativos com elogios.
- Ser capaz de conseguir atender a situações inesperadas sem quebrar o ritmo e sequência do treino
- Ser capaz de intervir com clareza, eficácia e rapidez.
- Evitar a fragmentação.Evitar colocar pequenos grupos de alunos a fazerem o que todo o grupo pode realizar, acreditando que o controlo dos alunos se torna muito mais fácil
- Evitar tornar as actividades muito analiticas
Alguns treinadores cometem o erro de tornarem certas actividades tão analiticas, que perdem todo o sentido para os alunos. Estes desinteressam-se rapidamente, perdem o ritmo r o entusiasmo e a actividade deixa de ter qualquer beneficio.
6 – MOMENTOS MAIS CRITICOS DO TREINO DE FUTSAL
- Instrução inicial da sessão
- Organização e gestão das actividade
- Supervisão e controlo da prática dos alunos
- Feedback pedagógico
- Relacionamento afectivo entre treinador e alunos.
- Discurso inicial deve ser breve, mas eficaz, no sentido dos alunos se consciencializarem daquilo que vão fazer
- O posionamento do treinador nesta fase é muito importante de forma a ter o grupo de frente, e poder verificar o impacto do discurso nos alunos. Erros mais comuns:
- Não indicação de objectivos
- Má posição do treinador ou dos alunos
- Demonstração erreda ou incompleta
- Não verifica a compreensão da informação (questionamento)
- Deficiente colocação da voz
- Pertubações provocadas pelos alunos que não participam no treino
- Ausência de sinais combinados /treinados
- Desadaptação das actividades ao nível dos alunos
- Dificuldades na colocação dos alunos em prática e perda de tempo nas transições
- Formação de grupos inadequada
- Desmobilização dos alunos por desinteresse pela actividade proposta
- O controlar activamente a prática dos alunos, implica que passem o maior tempo possível em actividade motora, e que esse tempo seja de empenhamento na tarefa.
- O controlo dos alunos está associado à estratégia de deslocamento e posionamento que o treinador adopta em função do tipo de alunos e do tipo de actividade. Daqui resulta que deverá sempre que possível ter o maior número de alunos, ou os alunos “mais importantes” (do ponto de vista do controlo), sob o seu campo visual.
- Relativamente preocupante é a distanciação e a imobilização do treinador, porque é impeditivo da interacção individualizada e imediata. A circulação pelo meio dos alunos, não é um erro grave, no entanto, geralmente está associada à impossibilidade de verificar o que está a acontecer nas suas “costas”.
- Erros mais comuns:
o Deslocar-se pelo meio dos alunos, sem controlar a turma
o Perca de controlo do grupo, por centração excessiva dos alunos
o Manter-se fixo, distante da actividade, observar ao longe
- Não acompanhamento da prática após feedback
- Falta de identificação dos erros, não apenas dizer que foi mal executado
- Falta de pressão sobre a execução
- Falta de Intervenção de feedback
- Predominância de feedbacks sem reforço cognitivo
- Didiculdades no feedback quinestésico
· Falta de entusiasmo, monotonia
· Não tratar os alunos pelos nomes próprios
· Dificuldade em ouvir os alunos
· Centração excessiva no plano de treino
· Distanciação dos alunos, não realizando interacção
· Não encoroja, não incentiva os alunos
· Julga mais do que descreve
- Não gastam muito tempo em informação (centram-se essencialmente sobre os aspectos relativos às tarefas do treino)
- Controlam mais frequentemente a informação transmitida (questionamento)
- Comunicam-na mais vezes de forma mista (verbal e Visual / Gestual)
- Dirigem –se mais frequentemente à classe
- Ouvem os alunos
- Estão mais frequentemente bem colocados quer em situações de actividade motora dos alunos, quer em situações de actividade não-motora, tendendo a controlar melhor os seus alunos
- Propõe actividades mais diversificadas e motivadoras
- Empenham adequadamente os alunos nas tarefas
- Utilizam mais os alunos nas demonstrações
- Proporcionam um óptimo clima de treino (ambiente caloroso e estimulante)
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